Jornal da Filosofia nº 0 – Editorial

Tudo é pretexto para recolher folhas amigas

É com grande prazer que apresentamos a você este modesto Jornal, uma iniciativa de criar mais um canal de comunicação entre os estudantes – assim como os ‘Diálogos Sinceros’ – que compartilham estes corredores diariamente, mas que pouco debatem sobre os rumos dele, ou mesmo sobre a cor. Alguns por desinteresse, outros por falta de tempo, outros ainda por acreditarem que a sua opinião não será levada em conta. Enfim, …

Eis aqui um lugar onde se pretende que todos os que têm algo a dizer o digam, onde o debate sobre as questões centrais de nosso curso/universidade mantenha-se constante, para que quando os momentos de decisão coletiva chegarem, já tenhamos um acúmulo concreto de posições críticas sobre tais temas e não tenhamos de iniciar o diálogo ex nihilo – como parece, a alguns, que tem sido feito.

Mas sabemos que não se vive apenas de debates, é por isso que este Jornal é também um convite a expressão artística e/ou humorística que se esconde sob os pesados livros de Filosofia que temos de ler. Pois, a arte é como um oásis em nosso ‘árido terreno’ argumentativo.

Enfim, o Jornal é uma expressão do nosso desejo de expor as tensões existentes em nossos corredores e um convite a sua intervenção. Queremos que Este seja construído coletivamente e que represente, dentro do possível, a amálgama que é o nosso curso.

É por isso, inclusive, que o nome d’Este ainda não está definido. Muitos nomes foram sugeridos, porém decidiu-se, entre aqueles que se responsabilizaram por esta edição inaugural, primeiro apresentar oficialmente os nomes propostos e, então, convidar todos a participar da reunião que decidirá o nome do nosso Jornal, que se dará dia 21 de agosto – caso haja mudança avisaremos com antecedência.

Gostaríamos de explicitar que: este Jornal é autogerido pelos estudantes que participam das reuniões e/ou do grupo de discussões sobre o Jornal, dos quais todos podem participar e onde todos têm direito igual a voz e voto, basta comparecer; que todo e qualquer texto é bem vindo, afinal, como disse Machado de Assis,”Tudo é pretexto para recolher folhas amigas” (cf. prefácio de Páginas Recolhidas); e, que criamos este Jornal para distribuí-lo gratuitamente.

Esperamos que você goste e que contribua ativamente com ele – seja lendo, escrevendo, criticando ou elogiando –, para que este Jornal se mantenha em atividade, pois não há motor imóvel em sua origem. Apresentamos na página seguinte a lista dos nomes sugeridos para este nosso novo canal de diálogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: