Xaveco insano

Por Fernanda Reis

– Você não pode perguntar essas coisas, a pessoa só pode falar isso se achar que deve – entendeu?
– Acabe com minha insônia, por favor.
– Ok, eu cheguei perto… mas me retirei quando vi o perigo: eu impedi.
– Então não me amou… chegou perto, mas não me amou, é isso?
– Ora, entre amar e chegar perto, existe pouca diferença, pouquíssima. Quando se chega perto, o grosso já está feito.
Bem, na verdade isso tudo são só palavras… e nem tudo se nomeia.
– Sim. Mas eu tenho a minha opinião sobre isto, quer saber?
– Fala.
– Você me ama e não quer admitir isso, está com medo de ficar a sós comigo e termos uma recaída…
– Minha nossa! Você devia passear pela minha cabeça de vez em quando para entender como ela funciona.
Eu não ligo muito para os nomes que se dá às coisas, além disso os modos convencionais de se entender o amor não correspondem aos meus.
OK, eu não vou conseguir te explicar o que eu penso em cinco minutos, até porque nem eu sei direito, o que eu sei é que os humanos são muito confusos e contraditórios, carentes e vaidosos e no meio desse caos todo, muitas vezes nos perdemos, mas depois nos achamos… e nesse ínterim é que acontece o amor, no meio de toda essa confusão…
– Você é incrivel. De onde tira isso?
– Mas é. Talvez as coisas não tenham explicação… nós (macacos metidos) é que somos obcecados por explicações, definições, essas coisas.
Talvez isso seja uma neurose e desnecessário. Há que se classificar tudo? “então isso é o amor, aquilo é paixão, aquilo é desejo”… dane-se, é tudo caos.
As palavras foram inventadas um dia, elas são uma invenção, é só isso que elas são. Elas não afirmam ou legitimam nada, se você tirá-las de cena o que fica é só o caos, os fatos e o caos.
– Você me bombardeia com seus argumentos… agora chega de firula e vamos pra cama.
– Quando?

Junho/julho de 2013

Deixe um comentário

