Carta dos estudantes do primeiro ano (2013)

Estudantes do primeiro ano (2013)

No dia 25 de setembro, uma aluna do primeiro ano do curso de Filosofia sofreu uma agressão por parte de um aluno da mesma sala onde estuda. Ele passou a ofendê-la com propostas sexuais indecentes contendo palavras extremamente ofensivas. Tendo isso sendo mais que uma “cantada”, e considerado pela polícia civil do estado de São Paulo como “importunação ofensiva ao pudor”, os demais integrantes da sala, ao saberem do fato, escreveram a seguinte carta ao departamento de filosofia, comunicando-lhe a impossibilidade de permanecer no mesmo local do aluno em questão.  Para que o acontecido possa ser divulgado com o objetivo de impedir que mais casos como esse ocorram e abrir uma reflexão sobre a violência contra a mulher, segue a publicação da carta:

 

São Paulo, 26 de setembro de 2013

Ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo

Nós, alunos do 1º ano do curso de Filosofia da USP, período noturno, gostaríamos de deixar registrado nosso repúdio ao fato ocorrido em sala de aula em 25 de setembro de 2013 bem como à postura demonstrada pelo aluno no momento do ocorrido e em seus desdobramentos.

Como coletivo nos sentimos extremamente desconfortáveis com a presença desse aluno em sala de aula após tão evidente manifestação de comportamento machista.

Após o fato do dia 25 de setembro, muitos colegas não se sentiram mais em condições de assistir às aulas e há diversos relatos de dificuldade de concentração e entendimento por parte daqueles que permaneceram em sala, uma vez instaurado um ambiente tenso e instável devido à presença do referido aluno em sala.

Dessa forma, informamos que durante as provas da próxima semana não permaneceremos em sala. Face à impossibilidade de deslocar uma pessoa de direito, nós nos despomos a nos deslocar como forma de manifestação palpável de nosso repúdio a sua presença. Contamos com a compreensão dos professores do departamento para garantir que possamos realizar as provas sob tais condições.

Contamos com a presteza desse departamento para que os processos administrativos acadêmicos sejam encaminhados da forma mais adequada e rápida possível por temermos pela segurança de todos.

Desde já agradecemos pela atenção dispensada.

 Novembro/dezembro de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: